Tudo sobre: Cabelos Afro

   Uma leitora me pediu via Twitter para fazer um post sobre cabelos afro.O TPM atendeu seu pedido:
Os cabelos afro são muito mais delicados e sensíveis do que imaginamos,eles precisam de mais hidratação e a maioria das pessoas pensam que esse tipo de cabelo é mais grosso e forte e ele é exatamente o contrário! Os cabelos afros são muito mais finos e sensíveis.


   DICA: esqueçam os rabos de cavalo meninas! Não só as de cabelos de molinha,mas todas nós devemos deixar de fazer rabo de cavalo.Até porque quando puxamos os cabelos para prendê-los eles se esticam em excesso,podendo causar queda e quebra dos fios.

Quando cortar os cabelos ?
Escolher o período para cortar as madeixas é um dilema não é? O que nós devemos fazer é observar.Começe e observar as pontas, se seus cabelos estiverem com muitas pontas duplas ou pontas clareadas pelos efeitos do Sol,além de ressecamento é hora de passar a tesoura.
Ao contrário do que muitas pensam,cortar os cabelos não faz com que eles crescam mais rápidos,apenas com que eles fiquem mais fortes e bonitos.Ou seja,se o seu intuito é ter cabelos compridos você deve cuidar deles para que suas pontas não fiquem feias e não seja necessário passar a tesoura.

Como cortar os cachos ?
Cortar cabelos cacheados ou afros é diferente do que cortar cabelos lisos e isso o seu profissional já deve saber.Como geralmente cortamos os cabelos molhados,quando eles secam eles 'encolhem' e na maioria das vezes saímos do salão dizendo que o cabeleireiro cortou mais do que pedimos.
O ideal então é que você corte os cabelos enquanto eles estiverem secos,até porque você tem uma visão melhor de onde seus cachos ficarão,sem medo de se arrepender.

Dicas de corte: 
Primeira dica: cortar cabelo afro é com tesoura,navalha nem pensar! Na verdade eu nunca gostei do resultado da navalha no cabelo feminino,independente de tipo de cabelo,mas algumas meninas não abrem mão não é ?

Segunda dica: tipo de corte é uma questão bem pessoal,tudo depende do humor do seu cabelo,do formato do seu rosto e tudo mais.
Porém há algumas coisas que podemos levar em conta.Prefira cortar o seu cabelo sempre repicado,não precisa exagerar,até porque não queremos volume,apenas movimento.
Repique um pouco nas laterais,mas começe as camadas na altura do queixo.

Quais os melhores produtos para os cabelos ?
 Os produtos mais adequados para cabelos afros são os hidratantes, use e abuse deles meninas! Prefira os que contenham manteiga de karité ou de abacate que são ótimas para manter a umidade dos fios.Assim não precisamos toda vez que o cabelo der uma armada ir ao banheiro e passar água.

Os óleos também são ótimos aliados! Use óleo de Oliva (Extra Virgem,sempre!) o óleo de côco também é uma ótima opção.
Não aposte muitas fichas nos reparadores de pontas que são vendidos em perfumaria,eles são eficazes para cabelos ondulados e lisos,mas os cacheados e afros precisam de uma maior hidratação e esses óleos convencionais podem queimar as pontas quando saímos no Sol.Tenha o costume de passar azeite de oliva nos cabelos antes de dormir,faça um rabo de cavalo (bem frouxo!) em cima da cabeça,pegue o equivalente a uma moeda de um real de óleo e passe somente nas pontas.Quando acordar,pegue a mesma quantidade de leav-in para deixar um cheiro bom.Você vai perceber que seus cabelos ficarão mais hidratados e você pode ficar mais tempo se cortá-los.
Falando em Sol,não se esqueçam do filtro solar para os fios,quanto mais finos os cabelos mais expostos e frágeis eles são,cuidado!
Neste site aqui você encontra muitas dicas para os cabelos,deêm uma olhada.

Como secar os cabelos ?
O melhor é usar uma toalha de microfibra,ela não deixa os cabelos com frizz!Outro método é secar com papel toalha,ele retira toda a umidade mas não tira os cremes,seu cabelo fica bem macio e não fica pingando.
Existe uma outra técnica para secar os cabelos,chamada Plopping e fica PERFEITO !Os cachos ficam super definidos e com um formato lindo.
Vou colocar um vídeo,mesmo sendo em inglês dá pra entender.A garota lava os cabelos, aplica o leave-in e faz utilizando uma camiseta de algodão (quanto mais velha a camiseta melhor!)Vejam :

  
Travesseiro
Vocês nunca pararam para pensar sobre isso não é?Pois saibam que é muito importante! O travesseiro é o culpado por acordarmos com os cachos todos desfeitos.Procurem usar uma fronha mais fina,de seda por exemplo.Outra opção é usar um lenço de seda,faça o rabo de cavalo frouxo em cima da cabeça,passe o azeite e enrole o lenço.Durma e retire apenas no dia seguinte.Você irá perceber a diferença.

Como pentear o cabelo afro ?
Com os dedos! Acreditem meninas,a melhor forma de pentear os cachos é com as mãos.Quando usamos pentes eles esticam demais os fios e podem quebrá-los,mas se mesmo assim você preferir usar um pente use apenas de madeira,ela tira a estática dos cabelos,ou seja,ficamos com menos frizz.

Abuse dos acessórios
Valorize seus cabelos com flores,tiaras ou mesmo as tranças tradicionais deste tipo de cabelo.Assim não dá tempo de você cansar do mesmo cabelo todos os dias.

Atitude nos cabelos!
O mais importante é assumir os cachos e aprender a cuidar deles.Com o tempo você descobrirá o melhor produto,a forma mais fácil de lidar com eles.Assuma sua natureza e arrase por aí!




11 comentários :

  1. adorei esse post sobre cabelos afros ,não é fácil não ,cuidar desse tipo de cabelo...eu que a diga.rsrs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Eu sei como é difícil,mas quando a gente cuida com carinho eles ficam lindos de morrer :)

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome è rosangela meu cabelo è afro mas sempre alizei porque eu não gostava dele assim .Mas agora estou gravida oque eu faço,meu cabelo bate nos ombros e minha raiz esta com 4 dedos de raiz crescida o que eu faso queria um corte legau sera que vai ficar bom.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosangela, como você está grávida terá que ficar longe das químicas, então vá cortando até as pontas alisarem saírem. Crie coragem e assuma seu cabelo natural, vá aos poucos cortando em pequenas camadas, peça a ajuda de um profissional da área. Abuse dos produtos específicos para cabelos afros e ativadores de cachos, ficará linda, beijos!

    ResponderExcluir
  5. :a adorooooo o cabelo da thais araujo é lindoo.....

    ResponderExcluir
  6. gostei demais das dicas, agora que assumir os meus cachos não quero mais tira- los. comecei a cuidar mais do meu cabelo.

    ResponderExcluir
  7. eu acho lindo o cabelo cacheado mas o trabalho que ele da nao é pra mim kkk prefiro a liberdade dos lisos tem dia que nem penteio o cabelo por não ter tempo jao cachos não tem jeito tem que dar uma ajeitada s nã parece juba de leão tem tambem, a liberdade q ele me dá para corta-los eu não troco pois sou uma camaleoua adoro trocar de cortes

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre usei os meus afros presos para cima, adoro os cachinhos, e quando o uso assim parece que fui ao cabelereiro, fica perfeito! Mas quero mudar o penteado, sem tesoura, ele bate nos ombros qdo secos, mas não consigo usá-lo solto, arma demais... Vou seguir a orientação,parabens pela matéria, adorei as dicas!!! (

    ResponderExcluir
  9. se tiver mais dicas sobre hidrantes para cabelos afro eu agradeço
    fatima

    ResponderExcluir
  10. eu tbem amei as dicas, estou tentando ficar sem alisar, mas ainda não sei o
    que usa para ficar legal. tenhao muitas duvidas,

    bjs bnyy

    ResponderExcluir